Chevron Left
Back to Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn]

Learner Reviews & Feedback for Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn] by Deep Teaching Solutions

4.9
stars
3,857 ratings

About the Course

Este curso dá-lhe acesso fácil a técnicas de aprendizagem de valor inestimável, usadas por especialistas em Arte, Música, Literatura, Matemática, Ciência, Esportes e muitas outras disciplinas. Vamos aprender sobre a forma como o cérebro usa dois modos de aprendizagem muito diferentes e como ele encapsula (em "pedaços") informações. Também vamos falar sobre ilusões de aprendizagem, técnicas de memória, lidar com a procrastinação, e as melhores práticas apresentadas pela investigação a ser mais eficaz em o ajudar a dominar assuntos difíceis. Usando essas abordagens, não importa os seus níveis de habilidade em tópicos que você gostaria de dominar, você pode mudar o seu pensamento e mudar sua vida. Se você já é um especialista, essa "espiada embaixo do capô" lhe dará ideias para turbinar sua aprendizagem de forma bem sucedida, incluindo dicas contra intuitivas para realização de testes, que lhe ajudarão a fazer o melhor uso do seu tempo em deveres de casa e situações de problemas. Se estiver com dificuldades, você verá um tesouro estruturado de técnicas práticas que lhe mostrarão o que precisa fazer para entrar nos trilhos. Se você já quis melhorar em qualquer coisa, este curso vai servir como um guia. This is a translated version. To join the original English version, visit this page: https://www.coursera.org/learn/learning-how-to-learn Este curso está disponível também em Espanhol. Para entrar na versão completamente traduzida, visite esta página: https://www.coursera.org/learn/aprendiendo-a-aprender⏎ Este curso está disponível também em Chinês. Para entrar na versão completamente traduzida, visite esta página: https://www.coursera.org/learn/ruhe-xuexi...

Top reviews

GA

Oct 8, 2017

Experiência memorável! Grandes instrutores e ótima transmissão e avaliação dos conhecimentos.

Indicarei para muitas pessoas e com toda certeza irei usar os conhecimentos obtidos aqui por toda vida!

RS

Nov 29, 2019

Muito proveitoso e valioso, pois foi ministrado por grandes especialistas na área. Todos devem aprender com estas técnicas e buscar seu desenvolvimento pessoal aprendendo da maneira certa. Recomendo.

Filter by:

1 - 25 of 1,278 Reviews for Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn]

By Rodrigo d B M

Mar 21, 2017

Excelente Curso! Feliz por ter feito parte desse aprendizado em como aprender a aprender de forma mais eficiente, utilizando os conhecimentos e tecnologias atuais em favor do meu crescimento pessoal.

By Dionisio C d C N

Sep 2, 2016

Excelente curso, conteúdo atualizado. Este curso ensina pontos essenciais para que se possa otimizar o tempo de estudo e maior assertividade no entendimento dos assuntos que se pretende ter domínio.

By Thais C

May 13, 2019

O curso foi um divisor de águas na minha vida, eu realmente tomei gosto por aprender!

Gostaria de pedir uma revisão do conteúdo em Português, pois acredito que tenham erros!

By Ronaldo A d S S

Nov 29, 2019

Muito proveitoso e valioso, pois foi ministrado por grandes especialistas na área. Todos devem aprender com estas técnicas e buscar seu desenvolvimento pessoal aprendendo da maneira certa. Recomendo.

By Abilio d A

Jan 30, 2017

Me surpreendi muito nesse curso, pois tenho muitos anos de estudo na bagagem. Sou graduado em engenharia eletrônica pela UFRJ, tenho mestrado em engenharia nuclear pela COPPE-UFRJ, tenho MBA pela FGV e dezenas de outros cursos feitos pela empresa em que eu trabalho. Apesar de todas essas conquistas, não conhecia praticamente nenhuma das técnicas que esse curso ensina. Se soubesse apenas algumas delas, minha vida estudantil e profissional teria sido muito mais prazerosa e menos neurótica. Super recomendo!

By Guilherme d A

Oct 8, 2017

Experiência memorável! Grandes instrutores e ótima transmissão e avaliação dos conhecimentos.

Indicarei para muitas pessoas e com toda certeza irei usar os conhecimentos obtidos aqui por toda vida!

By Erica T F

Oct 29, 2018

Excepcional! Aprender a aprender tem que ser um curso que todos os alunos deverão fazer em sua grade de estudos! Muitas vezes batemos a cabeça querendo aprender uma matéria e começamos a desconfiar que nosso Q.I está em falta,rsrs, quando na verdade devemos mudar ou procurar outros métodos de estudar aquela matéria em questão. Obrigada à todos que fizeram esse belo curso acontecer e se propagar! Muito obrigada!

By Leandro C M

Sep 14, 2018

Mudou minha perspectiva sobre a capacidade de aprender

Aprendi coisas fantásticas que vão melhorar minha capacidade de aprender coisas novas. Já estou usando, por exemplo: dormir melhor, praticar exercícios físicos, usar a técnica Pomodoro para lidar com a procrastinação, alternar os modos difuso e focado do nosso cérebro, fazer uma programação para o dia seguinte, revisar as matérias que estudo.

By Gabriela O M I

Jan 25, 2019

Nunca imaginaria que um curso online e tão curto pudesse abrir minha mente de tal forma a me libertar de diversos equívocos sobre o funcionamento e processamento de tudo que aprendemos e provar como é perfeitamente possível modificá-los. Certamente, um dos cursos mais úteis que já fiz na vida.

By Vitória d A S

Dec 2, 2018

Um curso fantástico que iniciou uma transformação em minha vida! Depois de finalizar o Aprendendo a Aprender não sou mais a mesma estudante, meus estudos, minha educação e minha vida serão bem diferentes. Gratidão imensa ao Coursera e aos mentores por essa oportunidade!

By ERLLON C D A F

Jan 7, 2018

Minha vida de estudante se resume em antes e depois deste curso! Recomendo! É sem dúvida uma excelente ferramente que se aplica a qualquer área do conhecimento.

By Márcio M R

Aug 8, 2018

Prezados amigos do Aprendendo a Aprender,

Quero deixar aqui registrado meu profundo agradecimento pela qualidade do trabalho de concepção, criação e direção acadêmico-pedagógica da Dra. Barbara Oakley e Dr. Terrence Sejnowski.

Agradeço também pelo trabalho profissional de Benny Lewis e Scott Young. Parabéns pela valiosa contribuição de Amy Alkon e Daphne Gray-Grant.

O mais precioso de tudo neste curso é a oportunidade de criação de um novo e robusto ecossistema de aprendizado concebido pelas novas conexões com a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Universidade do Estado do Mississippi, Universidade de Auburn, Universidade de Princeton, Universidade do Estado da Carolina do Norte e Universidade de Massachusetts e através do inestimável trabalho acadêmico da Dra. Barbara Oakley, Dr. Terrence Sejnowski, Dr. Kalid Azad, Dr. Robert Bilder, Drª. Rebecca Brent, Dr. Keith Devlin, Dr. Richard M. Felder, Dr. Norman Fortenberry, Dr. Robert Gamache e pelos valiosos trabalhos colaborativos de Daphne Gray-Grant, Benny Lewis, Scott Young e Amy Alkon.

Com a Graça de Deus, em breve seremos muito mais próximos!

Forte Abraço!

Márcio Monteiro Rocha

By Nara R d S

Oct 10, 2018

Achei excelente o curso e vou utilizar as técnicas aprendidas na minha rotina. Ademais, compartilhei com minha filha algumas técnicas, principalmente a técnica pomodoro, que ela ultizou no último bimestre na escola e teve notas maiores nas avaliações. Obrigada.

By Luis G S d L

Oct 22, 2019

O curso cumpre o que promete! Aqui aprendi ferramentas mentais poderosas para dominar assuntos difíceis, me ajudou a me conhecer melhor e entender o meu processo de aprendizagem, além de ensinar caminhos para aplicar tudo com facilidade no dia a dia. Eu indico!

By Felipe C

Sep 24, 2021

Curso sensacional, de utilidade público. Conhecimento que deveria ser ensinado como Disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio. Isso transformaria a Educação e certamente a maioria das pessoas sentiria prazer em aprender. Você que está lendo esta mensagem, divulgue este curso a todos os seus conhecidos, e incentive os jovens a entrarem.

By Vinicius O R

Mar 18, 2019

Antes de começar a estudar é sempre bom saber quais são as diretrizes necessárias para um bom estudo. Como diz um famoso ditado popular: "Se tenho 3 horas para cortar uma árvore, passo 2 horas afiando o machado". Sensacional !

By Joatam M

Dec 30, 2019

Curso muito bom, excelente. Mostra como o cérebro aprende e que ferramentas podemos utilizar para aprender de maneira eficaz. Recomendo a todos, inclusive a aqueles já possuem algum conhecimento na área de aprendizagem.

By Rodrigo C

Apr 3, 2020

Excelente curso! Dicas valiosas para melhorar o aprendizado em qualquer área. Obrigado por tornar esse curso gratuito e acessível ao grande público!

By Leonardo D P

Nov 26, 2018

O curso aprendendo a aprender foi ótimo. Confirmou algumas ideias que eu já tinha sobre estudos e trouxe novos métodos de aprendizado.

By Beto G

Jul 2, 2018

Que oportunidade fantástica me dei de presente ao fazer este curso. Aprendi muito! Tive a chance de aprender e desenvolver diversas técnicas que, como o tempo e a prática, serão transformadas em habilidades fundamentais para uma vida melhor em todos os aspectos, quais sejam: persistência, planejamento de tarefas e intervalos, verificação constante (auto-teste) do que faço, foco em processo, mudança de pensamento visando a mudança de vida para melhor, utilização da técnica "Pomodoro" (evitar distrações assegurando o fluxo de trabalho com metas atingidas e pequenas recompensas), crer de que sou capaz de aprender para fazer melhor sempre e tantas outra lições que serão muito bem aplicadas para expandir as possibilidades como aprendiz em relação a qualquer assunto que eu queira aprender. Gratidão aos Drs. Terrence Sejnowiski e Barbara Oakley e todos outros professores e colaboradores que tornaram possível este curso!

By Evelyn R

Aug 9, 2021

Os professores tem uma didática maravilhosa, conseguem te manter entretido e concentrado por um bom tempo, e trazem muitas dicas práticas de como: "Aprender a Aprender". As analogias, imagens e figuras de linguagens que foram colocadas pelos professores me ajudaram bastante a absorver o conteúdo, assim como os testes (como reforçado no próprio curso) que são muito importantes para não termos ilusões de aprendizagem. Meu próximo passo é colocar as dicas de estudo em prática para o próximo tópico que eu for aprender, recomendo o curso a todos, principalmente aqueles que como eu não tinham conhecimento de como se poderia ter um aprendizado mais eficiente.

OBS: Eu recomendo que vejam todas as entrevistas bônus do curso pois todas têm um conteúdo fantástico.

By Jonhny G G R

Aug 11, 2019

Aprendendo a Aprender é simplesmente Espetacular! Vou dividir em curtas palavras algo que aconteceu comigo que me surpreendeu: imagine a sensação de você assistir um vídeo no Youtube, compilando informações sobre o tema em 10 minutos, com o narrador falando rápido e passando um "resumão" super conciso das técnicas de aprendizagem eficaz... e você conhecer não 50% nem 80%... mas TODAS as citações dele? Pois é, foi isso que experienciei. Daquele momento em diante percebi o quão atualizado este curso está e como me foi barato ter informação tão vital. Coursera está de parabéns, Drª Barbara Oakley também. Foi um prazer imenso.

By Eduardo N

Mar 1, 2022

Amei este curso! Aprendi muito sobre diversos tópicos, mas alguns deles que adorei aprender foram: como o processo de aprendizado funciona, como isso acontece no cérebro, quais técnicas existem para melhorar o aprendizado, quais os efeitos colaterais no aprendizado causados por hábitos ruins, como se concentrar melhor, como avaliar o que aprendeu, como aproveitar ao máximo as sessões de estudo e como se preparar melhor para testes. Enfim, depois deste curso, posso dizer que já tenho tudo o que preciso para aprender literalmente qualquer assunto!!!

By Matheus G M S

Jun 22, 2020

Ótimo curso, transformador !

Comecei o curso por curiosidade, pois nunca tinha ouvido algo tão simples e potencialmente prático do tipo aprender COMO se aprende, me surpreendi encontrando respostas e técnicas acessíveis a problemas que tinha não somente na aprendizagem, mas também na área pessoal. Ser bem estruturado, didático e objetivo faz dele um curso perfeito para todas as idades e todos os campos do conhecimento.

By Andreia B M

Oct 11, 2019

Confesso que nos primeiros vídeos fiquei na dúvida se havia escolhido um bom curso, mas pouco depois tive a certeza que sim. Material excelente, material de apoio bibliográfico rico, bons professores. Gostei muito do conteúdo do curso e já estou aplicando as técnicas aprendidas em outros aprendizados.Parabéns aos idealizadores/produtores/professores e obrigada por compartilharem seus conhecimentos conosco.