Chevron Left
Back to O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

Learner Reviews & Feedback for O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor by Universidade Estadual de Campinas

4.8
stars
691 ratings

About the Course

Os estudantes terão a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que o empreendedor deve criar e desenvolver para empreender um novo empreendimento. Empreendedores convidados participarão das aulas, contando e discutindo suas experiências empreendedoras, articuladas aos conceitos e práticas do curso. O curso será oferecido no início do 2o. semestre de 2015. Este é um curso destinado aos empreendedores individuais ou time de empreendedores que já avançaram no processo de identificação de uma oportunidade de um novo negócio ou, para candidatos a empreendedores que queiram ter uma visão sobre o processo de aquisição de competências empreendedoras. Além disso, profissionais de empresas e organizações, em busca de conhecimento sobre competências empreendedoras, podem se beneficiar do conteúdo do curso. Que tipos de competências os empreendedores devem gerenciar para perceber e desenvolver um novo negócio? Como os empreendedores devem gerenciar suas capacidades de adquirir e aplicar os conhecimentos necessários para seus desenvolvimentos pessoais, profissionais e para a viabilidade do seu empreendimento? Como os empreendedores devem direcionar seus comportamentos para tomar as melhores decisões? Como os empreendedores devem mobilizar suas conexões com pessoas e organizações em prol do seu negócio? Estas algumas das principais perguntas respondidas pelo curso. A abordagem do curso é baseada portanto, no conceito e nas práticas das competências que o empreendedor deve criar e praticar para desenvolver um novo empreendimento, com alguns destaques para a área tecnológica. Ou seja, o curso trata do empreendedorismo baseado em competências. Todas as principais competências tratadas pelo curso são contextualizadas pela participação de vários empreendedores, com diferentes graus de experiência, convidados a descrever e discutir suas trajetórias empreendedoras e como resolveram os principais problemas de suas empresas e negócios através das suas próprias competências empreendedoras. Ao final, os estudantes poderão estar mais conscientes e melhor preparados para enxergar, perceber e aplicar as competências empreendedoras para o desenvolvimento dos seus empreendimentos....

Top reviews

MR

Oct 31, 2017

Como curso que se propõe a introduzir noções básicas a empreendedores que almejam ser de alto impacto, ele atinge seu objetivo. Parabéns aos coordenadores e obrigada pela oportunidade! Abraço, Mainá.

TG

Aug 26, 2015

Very good Course! Just 3 weeks and I have already learned a lot! Thank you Coursera for this amazing opportunity. I also want to congratulate the teacher Paulo Lemos for being a very good teacher.

Filter by:

1 - 25 of 197 Reviews for O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

By Marcelo H A L d N

May 1, 2020

O curso é bem didático e intuitivo. Com certeza, foi uma ótima experiência pra mim, onde agregou muitos conceitos para que eu possa executar futuramente ao pensar em abrir um empreendimento.

By Thales G

Aug 26, 2015

Very good Course! Just 3 weeks and I have already learned a lot! Thank you Coursera for this amazing opportunity. I also want to congratulate the teacher Paulo Lemos for being a very good teacher.

By Pablo

Feb 16, 2016

Confesso que esse é o primeiro curso que chego até o final, pelo Coursera. Cada tópico mostrado me fez abrir os olhos sobre essa forma de empreender olhando as competências, e me fez refletir muito sobre escolhas e sobre meus pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados.

Assisti aos vídeos nos meus trajetos de casa até o trabalho, e quando dava, em casa mesmo. Mas boa parte foi feita enquanto eu ia ao trabalho, usando o transporte público. Foi motivador ter visto os empreendedores desmistificando algumas ideias do que eu tinha, e mais interessante foi ter visto um deles que eu conheci por uma revista (Pequenas empresas, Grandes negócios) uma semana antes de iniciar o curso.

Parabéns a todos os envolvidos e a toda pesquisa feita para se chegar a esse meio de ver o empreendedor e o empreendedorismo.

By Adriana F

Mar 19, 2019

Quero agradecer todos envolvidos , todo material e a contribuição dos convidados e as percepções diferente e extremamente relevante de cada um . Superou minha expectativas .Idéias simples são atraentes e todos nós amamos o momento em que uma única ideia parece “a chave” para tudo. Falar das competências do empreendedor e das gestões envolvidas foi maravilhoso .Particularmente ,não é um assunto falado em universidade de grande porte ,cursos,etc. Em relação em achar na internet , tem que filtrar muito e não é completo como foi abordando aqui. Fiquei surpresa com conteúdo .Então , entramos no viés da urgência . Muito Obrigada ! Adriana Fernandes.

By Paulo A D S M

Oct 16, 2016

O curso é espetacular, muito pratico, foca nas competências mais importante do empreendedorismo, aprendi muitos conceitos novos como por exemplo a importância dos ecossistemas no empreendedorismo, gostei bastante, recomendo!

By Mainá P P R

Nov 1, 2017

Como curso que se propõe a introduzir noções básicas a empreendedores que almejam ser de alto impacto, ele atinge seu objetivo. Parabéns aos coordenadores e obrigada pela oportunidade! Abraço, Mainá.

By Igor F N d C

Jan 13, 2016

Curso de alto nível! Conteúdo bem elaborado, incluindo conhecimento teórico, experiências práticas de sucesso e conclusões que sintetizam a realidade do universo empreendedor. Parabéns!

By Gelcimar M

Nov 15, 2015

Gostei muito do curso, tive um primeiro contato com a palavra EMPREENDEDORISMO na faculdade, aonde cursei a matéria "Liderança e Empreendedorismo". A professora falava de uma forma para "vislumbrar o infinito", só que infelizmente ela tinha que seguir um b-a-ba, o que tornava as aulas tediosas, mesmo assim não desanimei, e busquei novos conteúdos. Me cadastrei imediatamente quando vi o curso no Coursera. O conteúdo técnico transmitido - sem ser maçante - me ajudou a olhar alguns conceitos de forma diferente, e o conteúdo transmitido pelos empreendedores convidados me deram uma visão real do assunto. Agradeço ao Prof. Paulo Lemos, a UNICAMP, aos empreendedores convidados e ao Coursera. Obrigado!

By Emerson A d C

Aug 18, 2021

O curso empreendedorismo e as competências do empreendedor é excelente e possibilita ampliar a visão empreendedora com base nos conhecimento conceituais e práticos. Nesse sentido, parte da premissa "é preciso sonhar grande" e o passo seguinte é, buscar realizar o sonho com base em conhecimentos. Sendo assim, todo empreendimento tem risco, mas, é necessário decisão, precisa ser bem gerenciado, inovado, ser interativo, compartilhar experiências, buscar aprender sempre com quem sabe mais, captura os bons profissionais para a empresa, fazer parcerias promissoras e expandir sempre o empreendimento.

Assim, o curso empreendedorismo e as competências do empreendedor oferece ferramentas que é um passo a passo profissional para dar segurança para o empreendedor desenvolver todo seu potencial com qualidade, segurança e agir no mercado de concorrência extrema. O empreendedor que agir mais rápido e responder a altura as expectativas e necessidades do clientes permanecera no topo.

By Márcio M R

Aug 8, 2018

Prezados amigos da Unicamp,

Quero deixar aqui registrado meu profundo agradecimento pela qualidade do trabalho de concepção, criação e direção acadêmico-pedagógica do Prof. Dr. Paulo Lemos.

Agradeço também pelo profissionalismo de Grazielle Lourenço, Heitor Garcia, e Lucas Meirelles, colaboradores bolsistas.

Parabéns à produção "cinematográfica" de Luiz Henrique Pesce Tadeu e Bruno Piato Ferreira.

O mais precioso de tudo neste curso é a possibilidade de criação de um novo e robusto ecossistema empreendedor concebido pelas novas conexões com o Prof. Max Costa (FEEC-Unicamp), com os empreendedores convidados, com Corbin Schrader e Giovanni Dubois do Coursera, com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC-Unicamp), com a PREAC-Unicamp e Escola de Extensão, GGTE-Unicamp e Editora Grupo A.

Em breve seremos um!

Forte Abraço!

Márcio Monteiro Rocha

By MARIUXI G

May 21, 2020

Muy agradecida con la formación recibida a lo largo de mi participación en este curso que sin duda alguna se ajusta al contexto actual, además nos da herramientas para competir en un nuevo mercado, las tecnologías aplicadas que nos socializaron los emprendedores resulta muy acorde a lo que como estudiantes y emprendedores soñamos. Además como estudiante me siento muy complacida por que se ajustan a la metodología enseñanza aprendizaje que estoy viendo en los contenidos de mi Universidad.

Saludos cordiales. Janeth Gonzabay

By Thiago L F

Feb 11, 2019

O curso lhe da uma visão panorâmica do empreendedorismo, visão na qual deixa claro sobre as inovações do mercado e a competitividade em diversos setores. As aulas são prazerosas por conta dos professores e entrevistados que nos leva a ter uma visão menos abstrata e ilógico no mundo dos negócios. Não apenas, o curso deixa claro que a sorte só está ao lado de quem se esforça muito. É diferente de outras plataformas que constrói um cenário ficcional o onde todos acertam, ficam milionário, quase sem esforço algum.

By Samuel L

Jul 8, 2021

Uma ampla abordagem pelos principais desafios que o empreendedor enfrenta no inicio de sua empreitada. Pessoalmente, todos os capitulos e aulas são de grande importância mas o Tomada de Descisão para mim foi crucial no direcionamento de meu empreendimento que estou desenvolvendo. Acredito que para cada um existe uma lição especial a ser aprendida. O conteúdo é de fácil assimilação pela forma que foi exposto e de multiplas aplicações tanto a nível profissional quanto pessoal. Agradeço a toda equipe envolvida!

By Rêydila R C B

Sep 24, 2017

Esse curso oferece todas as bases introdutórias que um novo empreendedor precisa para começar seu próprio negócio. Além de aulas teóricas que explicam conceitos relacionados ao empreendedorismo, tem-se também aulas nas quais empreendedores de startups de sucesso relatam como estes conceitos foram aplicados em suas companhias e que efeitos eles provocaram. Recomendo esse curso a todas as pessoas que pensam em abrir um novo negócio, mas não tem muita experiência ou não sabem por onde começar. Comecem por aqui!

By Gabriel F B d M

Jan 31, 2019

Com certeza um dos melhores cursos sobre o tema Empreendedorismo que achei até agora. Além de um professor didático e que fornece explicações de uma forma simples porém completa, o complemento com as visões e trajetória de empreendedores do sucesso é algo que poucas plataformas podem dar ao luxo de fornecer. É um conteúdo compactado mas que aborda os principais tema do universo empreendedor. Recomendo a todos o curso e quero agradecer a plataforma Coursera e a Unicamp a oportunidade de ter participado!

By Fabio M P

Mar 7, 2016

Curso muito bom. Estudei com gosto e as informações foram muito pertinentes. Os convidados foram muito sucintos e deram ótimos exemplos. Professor Paulo Lemos, meus parabéns, belo trabalho. Foi o primeiro curso online que eu me inscrevi e me surpreendi com o conteúdo. É claro que cada um deve por em prática aquilo que aprende e não somente responder as perguntas para passar, e me senti com muita vontade de aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso. Obrigado.

By Vinicius d O

Apr 15, 2018

Curso oferece um aprendizado e uma visão muito ampla sobre as competências empreendedoras, pegando de base o os convidados e suas experiências fazendo o curso ficar muito mais intuitivo e claro as competências empreendedora, conclusão minha, após eu termina o curso ficou mais claro o caminho que devo trilhar e as competências que eu devo maximizar nessa minha jornada, pegando de referencia os nossos mentores.

By SILVIA B

Apr 17, 2016

Essa foi minha primeira experiência como aluna/cliente do Coursera e asseguro que o curso superou minhas expectativas na apresentação multimídia/multiplataforma do conteúdo abordado, integrando tecnologia, acessibilidade, usabilidade, conveniência com a indispensável didática do excelentíssimo Professor Paulo Lemos. Parabéns aos empreendendores de alto impacto da Coursera e da Unicamp.

By Darío P

Nov 6, 2016

O curso foi altamente produtivo e esclarecedor! O Prof. Paulo Lemos e os seus convidados trouxeram com clareza quais são as competências necessárias para os empreendedores de alto impacto. Considero que os conhecimentos adquiridos foram fundamentais para descaracterizar creenças e conceitos midiáticos relacionados ao processo empreendedor e à criação de startups de sucesso. Parabéns!

By RAQUEL C D F F

Oct 20, 2016

Por meio do curso eu desenvolvi diversas habilidades. Percebi que empreender não é apenas ter dominio de alguma habilidade, é também olhar o mercado de uma forma mais estratégica, é estruturar conhecimentos e conceitos, pensar grande e colocar em prática. Se arriscar sabendo que pode errar, mas aprender com os erros e começar novamente. Eu amei o curso! Obrigada a todos!

By GUSTAVO M R

May 10, 2017

O curso dá uma dinâmica melhor no entendimento do que é empreender. Mostra claramente que não se trata somente de ter o "espírito empreendedor", mas que, junto com ele, uma gama de competências precisam ser desenvolvidas, tanto para alavancar o empreendimento, quanto para mantê-lo funcionando. Obrigado pelo curso!

By Pedro G

Dec 12, 2020

Material excelente! Conteúdo bastante denso, riquíssimo, porém acredito que a maneira como é passada o conhecimento deve ser repensada, pois um conteúdo muito denso pode se tornar massante e desgastante. Acredito que o curso precise ser mais dinâmico. Muito grato por todo o conhecimento adquirido!

By Ricardo V

May 16, 2017

Mais um excelente curso do Coursera. Material de ótima qualidade. Temas, abordagens e estrutura de primeira além é claro dos empresários que passam uma visão totalmente dentro da realidade.

Muito feliz e agradecido pode ter descoberto o Coursera e ter a oportunidade de aprendizado de alto nível.

By Adriana G A

May 23, 2020

EL contenido es excelente define las diversas situaciones que un emprendedor debe asumir donde una correcta toma de decisiones mantiene en función aquel negocio, ademas de el análisis de la competencia y la dirección del estudio que enmarca nuestro productos con relacion a ejemplos claros.

By Paulo d C S

Nov 27, 2016

Gostei muito. O Professor Paulo Lemos e os Empreendedores são de nível elevado. A densidade do conteúdo muito grande em relação ao tempo de Curso. Desejo adquirir junto à Unicamp material de aprofundamento das Competências Empreendedoras. Sou muito Grato.